ATORES MARCIAIS: FUMIO DEMURA


Mais um dos grandes nomes do Karate no cinema ocidental.


O nome e o rosto parecem familiares? Saiba que este senhor é um ilustre mestre na arte do Karate-Dō e teve um importante papel em um grande clássico do cinema ocidental. 

Nascido em Yokohama, Japão, no ano 1938, Fumio Demura [出村文男] iniciou sua prática no Shitō-ryū Karate-Dō e no Kendō aos nove anos de idade, com Asano-sensei. No decorrer de sua vida como karateka, Demura teve o privilégio de treinar com grandes mestres, como Ryusho Sakagami, Chōjin Chibana, Shōshin Nagamine, Yasuhiro Konishi, entre outros. Iniciou no Okinawa Kobudō aos 11 anos, com Shinken Taira. Além disso, treinou Aikidō, Jūdō e Iaidō.

Foi campeão mundial de Karate-Dō aos 18 anos e campeão japonês em 1961. Graduou-se em economia  e, nos anos 60, introduziu o Shitō-ryū Karate-Dō e o Okinawa Kobudō nos Estados Unidos, auxiliando a propagação e o desenvolvimento das artes marciais pelo mundo.  Além de competições e demonstrações, Demura-sensei escreveu diversos livros sobre  Karate-Dō e Kobudō.


Nos anos 70, como muitos artistas marciais, Demura-sensei entrou para o mundo do cinema. Obteve um pequeno papel como o “Homem Hyena” no longa A ilha do Dr. Moreau (The Island of Dr. Moreau, 1977), estrelado por Burt Lancaster.

Na década de 80, Fumio fez sua participação na clássica trilogia Karate Kid, estrelada por Ralph Macchio e Pat Morita, no qual seu papel foi substituir Pat Morita nas cenas de lutas! Isto fica perceptível quando o personagem Miyagi-sensei, em ação, aparece lutando de costas ou de longe, devido à diferença entre os corpos. Nestas cenas, pode-se observar a habilidade de Demura-sensei (confira abaixo).



A partir dos anos 90, Fumio Demura-sensei participou de outros filmes como Sol Nascente, Shootfighter, além de figuração na adaptação para o cinema do game Mortal Kombat (1995) e no seriado Walker – Texas Wanger, estrelado por Chuck Norris.  Recentemente, em 2009, participou do filme Ninja, estrelado por Scott Adkins.

Atualmente, o mestre dedica-se mais ao ensino do Karate-Dō, por meio das aulas em seu Dōjō, em seminários e demonstrações. Demura-sensei não fundou estilo ou modalidade, mantendo-se fiel à prática do Shitō-ryū e do Okinawa Kobudō. Sua instituição de ensino, a Genbukai, está espalhada em todo o território americano e em mais de 30 países.

Em 2014 foi lançado um documentário sobre sua vida, intitulado “Fumio Demura: the Real Miyagi”. O filme conta com depoimentos de vários nomes do cinema de ação, como Chuck Norris, Dolph Lundgren, Steven Seagal, Michael Jay White e muitos outros. Confira abaixo o trailer:



Um karateka que contribuiu (e contribui) com a disseminação da arte por meio do ensino, das demonstrações, de seminários e até mesmo do cinema!

Fumio Demura-sensei, Dōmo arigatō [どうもありがとう]!

Osu!!!
___________________________________________________________________________

Estudante de Karate-Dō estilo Shōtōkan na Associação Liberdade de Karate
Pós-graduando em Relações Públicas e Comunicação Organizacional, Bacharel em Biblioteconomia
Fã de filmes de artes marciais, cinema em geral e HQs.

Referências:
http://genbu-kai.com/
http://www.imdb.com/name/nm0218812/?ref_=fn_al_nm_1

5 comentários:

  1. Olá!!
    Onde encontro esse filme??
    Oss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ronaldo. Infelizmente ainda não encontramos ele online, pois parece ter saído diretamente para DVD. Osu!

      Excluir
    2. O filme documentário O Verdadeiro Miyagi, sobre o Demura-sensei, está no Netflix.

      Excluir
  2. Netflix vc encontra... acabei de assistir

    ResponderExcluir