7 MOTIVOS PARA TREINAR KARATE





Conheça os melhores motivos para comçar a treinar Karate HOJE.

Olá, Karate Nerd!

O artigo de hoje é voltado aos não-praticantes de Karate-dō, que estão escolhendo uma atividade para sair do sedentarismo. Se você conhece alguém nessa situação, apresente o texto para ele e deixe o resto conosco. Vamos comentar diversas vantagens que a arte pode trazer ao seu corpo, beneficiando a saúde e prevenindo doenças.


1 - MELHORA A RESPIRAÇÃO

Os exercícios de Karate-dō exigem uma boa postura, o que fortalece os membros superiores e o tronco, favorecendo a posição do tórax. Com a melhora da postura, o diafragma (principal músculo da respiração) pode trabalhar de forma mais eficiente, obtendo mais ar no pulmão a cada ciclo respiratório. Você respira melhor e isso deixa seu corpo mais eficiente durante o exercício, pois oxigênio é fundamental.

Endireitando as costas nessa base, karateka!



2 - ACELERA O METABOLISMO

O exercício físico ajuda no ganho de massa muscular, também conhecida como massa magra. E, quanto maior a quantidade dessa massa, maior é o gasto de calorias ao longo do tempo. Resumindo, quanto mais forte você ficar, maior será a quantidade de calorias que seu corpo gasta no dia a dia. Ao queimar essas calorias, diminuímos as reservas de gordura corporal, emagrecendo e, principalmente, obtendo ganhos em saúde. 

Chega de corpo mole e treine com força!




3 - ATIVA A CIRCULAÇÃO SANGUÍNEA

Após o coração bombear o sangue para irrigar nossos membros inferiores, são os músculos que fazem o líquido retornar para ser renovado, através de diversos movimentos no nosso dia (caminhar, por exemplo). A panturrilha é considerada nosso segundo coração, sendo responsável por grande parte do retorno venoso. Por isso, quanto mais fortes estiverem os músculos das pernas, mais otimizado será o retorno venoso, aumentando a eficiência do bombeamento que os músculos naturalmente exercem nas veias. As bases treinadas no Karate-dō forçam bastante essa musculatura e, além de ficar com as pernas bonitas, você previne o aparecimento de varizes e ainda diminui a chance de um possível infarto.

Por isso, vamos flexionar mais o joelho e forçar essa base!




4 - ESTABILIDADE ARTICULAR

Quanto mais se fortalece os músculos, mais aumenta-se o trofismo muscular (ganho de massa magra), permitindo que as articulações tornem-se mais estáveis e menos propensas a luxações. Da mesma maneira, ao trabalhar a musculatura do abdômen, das costas e do quadril, você estabiliza sua postura e diminui dores nas costas.

Chega de mi-mi-mi! Pague 100 abdominais!




5 - TENHA UM SONO GOSTOSO E TRANQUILO

As pesquisas indicam que ao se exercitar de 2 a 3 vezes por semana, é possível ter um sono mais tranquilo e contínuo. Isso se deve, possivelmente, ao maior relaxamento dos músculos, diminuição da gordura corporal e na região do pescoço, o que diminui a pressão nas vias aéreas, resultando em diminuição do ronco e da apneia do sono. Mas não abuse! Os exercícios devem ser feitos algumas horas antes de dormir, para dar tempo do seu corpo estabilizar e relaxar.

Só não vá dormir no tatame!




6 - MAIOR EFICIÊNCIA NO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Sim, quanto mais exercícios você faz (sem exageros, atleta), menos doente você pode ficar. A prática regular de atividades oferece muitos benefícios endócrinos e metabólicos, otimizando o aproveitamento dos alimentos ingeridos. Isso melhora sua nutrição e, com um corpo bem nutrido, fica mais fácil se defender de microrganismos invasores. Você se torna menos suscetível a gripes, viroses e outros tipos de infecções.

Você vai espirrar muito menos! (atchim!..)




7 - COMBATE O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Você já viu como os idosos são conservados em Okinawa? Apesar de existirem muitos fatores que contribuem para isso, não podemos esquecer que lá é o berço do Karate-dō e que grande parte de sua população o pratica. O exercício, de forma geral, proporciona uma maior oxigenação das células e melhora o suprimento sanguíneo para elas, nutrindo-as e, assim, retardando seu envelhecimento.

Sim, você será um velhinho conservado!
...............................................................................................................................

Agora pegue seu karate-gi e vá treinar. Não tem u lugar ainda? Ache o Dōjō mais perto de sua casa e seja um karateka feliz.



Brandel Filho [ブランデル フィリオ]

Editor do site e professor de Karate-dō,
Detesta espirrar..
____________________________________________________________

13 comentários: