KARATE FORA DOS JOGOS OLIMPÍCOS DE 2020

Ontem, dia 29 de maio, as modalidades esportivas que disputam uma vaga no quadro dos Jogos Olímpicos realizaram suas apresentações oficiais ao Comitê Olímpico Internacional (COI). Nessa ocasião, a tarefa dos avaliadores foi decidir uma lista preliminar, na qual seriam indicados e retirados os nomes de alguns dos concorrentes, para a votação oficial, que acontece em setembro, em Buenos Aires (Argentina). Foi decidido pela comitiva que o Karate seria excluído.

O assunto está correndo pelas mídias sociais, com inúmeras opiniões sobre o assunto. A World Karate Federation (WKF), entidade que representa o Karate perante o Comitê Olímpico, deixou a seguinte mensagem à população de praticantes que os apoiaram durante todo esse tempo:
"O Karate não foi selecionado para Buenos Aires.
A Família Karate se sente muito orgulhosa de sua extraordinária evolução nos últimos anos, como foi afirmado perante o Conselho Executivo do COI na apresentação que a World Karate Federation realizou no dia 29 de maio, em São Petersburgo.
Infelizmente, o COI decidiu não incluir o Karate na lista de candidatos esportivos que viajarão para Buenos Aires em setembro, para a decisão final da Sessão do COI.
A WKF quer agradecer a todas as suas Federações membros e indivíduos no mundo inteiro por seu apoio e empenho e incentivá-los a continuar seu trabalho com a mesma paixão e fé para o contínuo progresso do nosso esporte.
WKF"
É a terceira participação do Karate como candidato para modalidade dos Jogos Olímpicos, sendo rejeitado novamente. Dessa vez o Caminho das Mãos Vazias não conseguiu chegar à votação final, mas sua jornada rumo a esse objetivo mobilizou milhões de pessoas ao redor do mundo sob uma mesma bandeira, merecendo todos os méritos por isso.


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Acredita que o importante é a jornada, não o fim.
____________________________________________________________
Fonte: WKF / Foto: adaptada de WKF

3 comentários:

  1. Pois é, Brandel, queria o quê, com aquele vídeo infeliz que não mostra nada da beleza de nossa Arte...??? Espero que rolem cabeças na WKF pela enorme basbárie que fizeram com um esporte nobre como o nosso... que perdeu parta um insignificante "Softball", que nem cunho cultural possui!!!

    ResponderExcluir
  2. Então André Vaccaro, na minha humilde opinião, cabeças deveriam mesmo rolar, só pelo fato de não terem incluído o kata no projeto das competições para os jogos, já seria um bom motivo. Não só o Shiai, mas um vídeo mostrando competição europeia de kata com certeza abrilhantaria muito mais o evento e seria com certeza um atrativo ao público - Sem falar que de fato kata expressa a cultura da nossa arte.
    Bom...só lamento.

    ResponderExcluir