PEDRO ROCHA

KARATE COMO MODO DE VIDA



Me chamo Pedro Rocha Maia Gomes. Sou designer gráfico, bacharelando em direito, faixa preta de Karate-Dō, seguidor do taoísmo e praticante de Kendō.

Meu ingresso nas artes marciais aconteceu de maneira bem engraçada, pois durante a infância, ao jogar futebol com os amigos – sempre ocupando a posição de zagueiro – percebi que possuía habilidades inatas para defender o time: derrubar os atacantes adversários! Depois de vários cartões amarelos e incontáveis expulsões, fui convencido por todos a praticar Judo, onde permaneci até metade da adolescência antes de resolver experimentar o Karate-Dō Shotokan, escola do O-Sensei Gichin Funakoshi. Nesta época, minha mãe me indicou um Dojo próximo à nossa residência, mas jamais imaginei que apesar daquela proximidade eu iria ter que caminhar tanto, pois a partir daquele instante minha rotina diária passou a ser caracterizada por idas e vindas à Budō-Kan, escola do Sensei Francisco Araújo, à quem sou eternamente grato. Ser aluno de alguém formado na Butoku-Kan, escola do Sensei Taketo Okuda (instrutor oficial enviado ao Brasil pela Nihon Karate Kyokai, escola do Sensei Masatoshi Nakayama) é um privilégio que me traz inspiração.

Ao ingressar na carreira jurídica, acabei limitando meu tempo nas artes marciais aos finais de semana, ocasião em que comecei a praticar Kendō na Yuuhakkan, escola do Sensei Ranilson Paiva, do Sensei Renato Simões e do Sensei Luiz Gustavo. Contudo, para não abandonar o Karate-Dō, fiz do meu quarto um pequeno Dōjō, com direito a tatame e alguns aparatos para o treinamento, embora minha maior motivação atualmente se encontre num restrito grupo de amigos que se dispuseram a me acompanhar nesta caminhada, que tanto fortalece o corpo quanto enriquece a mente, forjando na alma um espírito repleto de energia.

Minha experiência no Karate-Dō se acumula desde o ano 2000, época na qual meu modo de vida passou a ser guiado pela prática cotidiana de seus ensinamentos, dos quais jamais poderei abrir mão.