CBDU E O KARATE COMO ESPORTE UNIVERSITÁRIO


Uma competição de Karate que não discrimina federações e escolas.


Você sabia que no Japão é muito comum que alunos de Universidades participem de clubes esportivos? Essa prática não é exclusiva da Terra do Sol Nascente, mas é só lá que uma das modalidades mais procuradas é o Karate-Dō. Assim como acontece nos Estados Unidos (EUA) em relação ao futebol americano e o beisebol, desses centros universitários acabam surgindo grandes nomes do Karate mundial.

Mas no Brasil a situação não é a mesma.

Existem poucos projetos esportivos envolvendo Karate-Dō nas universidades, sendo, em sua maioria, iniciativas pequenas e direcionadas a públicos bem específicos. Isso se deve, possivelmente, ao fato de que o Karate-Dō não é um esporte Olímpico na prática: mesmo sendo reconhecido pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), não está dentre as modalidades do quadro dos Jogos Olímpicos. Isso faz com que investimentos maiores sejam direcionados para outras modalidades, como o Judo ou o Taekwondo.

Mesmo assim, existem diversos karateka universitários que dedicam seu tempo a treinar essa arte e competir. A participação nesses eventos, claro, depende muito da filiação do atleta a uma entidade específica: eventos da CBK (Confederação Brasileira de Karate), CBKI (Confederação Brasileira de Karate Interestilos), JKA Brasil (Japan Karate Association do Brasil) e outras são restritos a seus associados, inviabilizando, em sua maioria, a participação de membros externos.

No entanto, há uma competição que qualquer universitário pode participar, independente de sua associação ou filiação federativa. Sim, karateka.

Estou falando da Liga do Desporto Universitário!

Trata-se de um evento enorme, que reúne, ao longo do ano, diversas modalidades esportivas para competição. As modalidades de luta são Karate-Dō, Judo e Taekwondo, que sempre são realizados em data conjunta.

Então você pergunta: como posso participar?

É muito simples!


Primeiro de tudo, você precisa estar matriculado em algum curso superior de uma IES (Instituição de Ensino  Superior) cadastrada na CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário). Normalmente todas as universidades federais e estaduais estão, mas recomendo que pesquisem. No caso das universidades particulares, é necessário conferir sempre, pois algumas acabam optando por não se cadastrarem.

Dito isto, basta entrar em contato com o departamento de esportes de sua IES e providenciar sua participação.Você não precisa fazer parte de uma equipe universitária nem nada do tipo (apesar de ajudar em alguns casos), apenas ser aluno da instituição cadastrada.

Como podem observar no modelo de ficha de inscrição de 2013 (que você pode baixar aqui), é necessário preencher o nome do técnico. Caso você vá sem fazer parte de uma equipe específica, basta que o professor ou técnico de sua IES, responsável pelo contato com a CBDU, assine o termo. É muito simples. Mas atenção: sem autorização de sua IES você não pode participar do campeonato. Fique de olho na documentação necessária e providencie-a adequadamente.

Entrando em contato com o departamento de esportes com antecedência, você pode até conseguir algum tipo de apoio: alojamento para o evento, auxílio total ou parcial para pagar a passagem ou estadia, etc. Mas é preciso correr atrás, pois nada vem fácil e nosso país.

Agora é só treinar duro. As coisas não são fáceis só porque a competição é de "nível universitário". Alguns dos grandes nomes do Karate-Dō brasileiro atual participaram e ainda participam da Liga da CBDU. Eu mesmo já vi Wellington Barbosa e Valeria Kumizaki por lá, em 2010.

Amarre sua faixa e vá à luta!
___________________________________________________________________________

Professor de Karate-Do pela Wado-ryu Renmei do Brasil
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
.
___________________________________________________________________________
© 2013 Brandel Lopes Filho | Todos os Direitos Reservados | Lei nº 9.610 de 1998

0 comentários: