DIA DAS MÃES NO JAPÃO - HAHA NO HI
Conheça um pouco mais sobre a celebração japonesa neste dia.
HISTÓRIA E ORIGEM DO DIA DAS MÃES NO JAPÃO
O Dia das Mães no Japão foi instituído pela União imperial da Mulher em 6 de março de 1931. Conta-se que esta data era uma homenagem ao aniversário da imperatriz Kojun (mãe do imperador Akihito), apesar de alguns historiadores afirmarem que o feriado teria sido introduzido por missionários cristãos em 1913.
Um fato curioso: durante a Segunda Guerra Mundial (1939 a 1945) foram proibidas quaisquer manifestações de costumes ocidentais na Terra do Sol Nascente. Dessa forma, a população ficou em um impasse em relação a sua tradição de comemorar o Dia das Mães. Apenas com o final da Guerra o feriado pôde voltar a a ser celebrado no Japão, desta vez seguindo o calendário ocidental, culminando com a festa no segundo domingo de Maio. Isso, provavelmente, é mais um reflexo da "troca cultural" ocorrida entre Japão e Estados Unidos no período pós-guerra.
SIGNIFICADO E PRESENTES
Além da simbologia comum a todos os países - um dia para demonstrar amor e apreço por aquela que nos deu a vida - no Japão é também uma oportunidade para as crianças homenagearem e agradecerem às suas mães por tudo que fizeram por elas. Esta homenagem se dá de diversas formas, seja cozinhando algo especial para elas ou participando de algum concurso de arte, no qual desenham um retrato de suas mães. Além disso, são feitas orações especiais em escolas e lugares públicos para homenagear as mães e também é costume das famílias ir a parques ou praças para um passeio em grupo. Muitas aproveitam a data para fazer uma refeição especial, sendo comum encontrar restaurantes e centros comerciais lotados.
Ao contrário do Brasil, no Japão não é comum que filhos enviem cartões no Dia das Mães, sendo os presentes mais populares as flores. E não qualquer flor, pois cada uma possui um significado (pergunte a qualquer florista). É costume presentear as mães com cravos vermelhos, rosas ou amarelos. Esta flor é considerada símbolo das mães por conta de sua doçura, pureza e resistência. Nos dias anteriores à data é comum que as floriculturas aumentem os preços de maneira absurda (isso é igual em qualquer lugar do mundo, pelo jeito), podendo dobrar ou triplicar o valor de um buquê de cravos.
E você? Já abraçou e deu um beijo estalado na bochecha da sua mãe hoje?
Corre lá!
Corre lá!
Osu!!!
___________________________________________________________________________
Professor de Karate-Dō pela Wadō-ryū Karate-Dō Renmei do Brasil
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
___________________________________________________________________________
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
___________________________________________________________________________
Legal!
ResponderExcluir