OS KATA E OS ESTILOS - EPISÓDIO 1: JION
Observe as diferenças entre os estilos para um mesmo kata.
Por isso inauguramos a mais nova série do Karate Nerd: Os Kata e os Estilos. Aqui mostraremos, através de diferentes vídeos, as diferenças entre as técnicas executadas em um kata específico.
Hoje faremos uma breve introdução do kata Jion [慈恩] entre três estilos: Shitō-ryū, Shōtōkan-ryū e Wadō-ryū. Lembramos que falaremos de estilos (ryū), não de escolas (kai), linhas (ha) ou federações (renmei). Não analisaremos cada movimento ou interpretações de bunkai (quem somos nós para isso), apenas trazemos aqui as variações expostas em vídeo.
Tentamos encontrar filmagens com condições similares, para não haver diferenças extremas entre cada um. Apesar de mudar o praticante, todos possuem planos e cenários muito parecidos, possibilitando uma observação mais adequada. Mente aberta e vamos lá!
Kata Jion do Shitō-ryū (canal privatehire)
Kata Jion do Shōtōkan-ryū (canal sundome1).
Kata Jion do Wadō-ryū (canal privatehire).
Como você pôde observar, há diversas mudanças em relação a bases e técnicas. Há, inclusive, movimentos bem variados entre um estilo e outro. O objetivo aqui foi divulgar, não criticar, pois cada escola e estilo possui interpretações próprias, que representam contextos diferentes. Quem pode falar de cada um é o seu professor, dentro de sua própria experiência.
Ainda existem muitas outras variações dentro de cada estilo (entre escolas e linhas). Basta procurar pelos caminhos tortuosos da internet que você encontra. Agora você pode procurar seu sensei e encher ele de perguntas sobre o assunto.
___________________________________________________________________________
Professor de Karate-Do pela Wado-ryu Renmei do Brasil
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
.
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
.
___________________________________________________________________________
© 2013 Brandel Lopes Filho | Todos os Direitos Reservados | Lei nº 9.610 de 1998
Muito interessante!
ResponderExcluir