PROJETOS DE KARATE PARA A COMUNIDADE
Uma das maiores facetas do Karate-Dō é a facilidade com que qualquer pessoa pode ser iniciada na prática. Não há necessidade de uniformes específicos, no primeiro momento, ou de um solo ideal para o treino. Apenas de um local plano, um professor e vontade de aprender. É com essa lógica que começam inúmeras iniciativas para trabalhar o Karate-Dō em meio à comunidade geral. Hoje vamos conhecer três desses projetos no Rio Grande do Sul, mais precisamente na Grande Porto Alegre, capital metropolitana do estado.
...........................................................................................
PROJETO DE EXTENSÃO DA ESEF/UFRGS
Iniciado no ano de 2008, oferece a prática de Karate-Dō para a comunidade acadêmica e técnica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). As aulas ocorrem na Escola de Educação Física (ESEF) da UFRGS em horário alternativos, ideal para quem não pode treinar no meio da semana. O professor responsável é Tiago Oviedo Frosi, filiado à Confederação Brasileira de Karate Shotokan (CBKS).
Além do treinamento clássico de Karate-Dō, as turmas vivenciam, seja em aula ou em cursos, técnicas de Kobudō, meditação e trabalho bioenergético. Isso, segundo Tiago, tem sido uma excelente experiência, pois muda totalmente a forma como se compreende e pratica o Karate. Além disso, há um amplo trabalho de estudo do Karate em si, abordando seus aspectos históricos, valores, entre outros.
O projeto de extensão de Karate na ESEF é uma experiência diferenciada pra todos nós que participamos. [...] com certeza o que mais ocorreu nesses seis anos de projeto foram aprendizados nas mais diferentes áreas da vida. [...] Eu acredito que, todo ano, aprendo muito mais que os estudantes.
Comentou o professor Tiago.
Ao todo, são cerca de 100 participantes inscritos nos diferentes horários do projeto. Além dos treinos gerais, a UFRGS conta com uma equipe de Karate, que já participou de diversos campeonatos regionais e nacionais. Dentre eles, destacamos a Liga de Lutas da CBDU (Confederação Brasileira do Desporto Universitário), competições na Federação Gaúcha de Karate e integrando o quadro de competições da CBKS.
Confira mais informações em www.shinjigenkan.com.br.
...........................................................................................
KARATE NO ESCOLA ABERTA DE CANOAS
Na escola municipal Profª Nancy Ferreira Pansera, em Canoas, unidade participante do programa Escola Aberta, ocorrem as aulas do professor Robson Luis dos Santos, professor de Karate-Dō da associação internacional Seiden-Kai, de Shitō-ryū.
A iniciativa das aulas de Karate-Dō na escola surgiu com a demanda de crianças que ficam pelas ruas aos sábados, sem ter muitas expectativas ou objetivos. A proposta do trabalho da oficina é oferecer uma atividade que trabalhe educação, cultura e que possa oferecer um rumo para a vida dessa população, melhorando seu condicionamento físico e mental, orientando-os na direção do que é certo e errado. Os alunos podem, ainda, participar dos campeonatos de Karate-Dō previstos para sua idade, prática que é altamente incentivada em aula.
Isso vem dando resultados. Os alunos de Karate-Dō não tiverem mais problemas com os diretores da escola, nas ruas e com os pais. Usam seu tempo, que era vago, para aprender sobre a história do Karate-Dō, aprimorar suas técnicas, ou mesmo estudar matérias da grade escolar.
Depoimento do professor Robson.
Para participar os alunos não podem apresentar notas escolares baixas, o que serve de medida e incentivo para que as crianças nunca deixem de estudar. O número de participantes varia ao longo do ano, chegando a até 50 crianças em aula. A oficina de Karate-Dō funciona no horário das 14h às 17h, todos os sábados (exceto dias de competição e feriado).
Programa Escola Aberta: iniciativa do Ministério da Educação que incentiva a abertura das escolas públicas para a comunidade. Ocorre em escolas que sedem espaço para organização de oficinas, na qual os professores são voluntários da própria comunidade. As atividades são variadas, podendo ser educativas, esportivas, iniciativa de trabalho e até geração de renda, sendo todas de caráter gratuito.
...........................................................................................
KARATE NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UFRGS

Aberto a toda a comunidade, o projeto recebe alunos das mais variadas faixas etárias, com idades variando dos 11 aos 60+ anos. O público principal é formado por alunos de ensino fundamental, médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), que ainda costumam trazer seus familiares e amigos.
“Nosso modelo de aula é pautado em uma educação em valores e para a saúde. Queremos estimular a formação de pessoas mais conscientes e capazes. Esse trabalho tem sido muito estimulante, pois temos pessoas de todas as faixas etárias e a comunicação com cada uma é diferente. É preciso compreender a realidade de todos os alunos, individualmente, para só então começar a realizar algo.”
Comentou o professor.
O projeto contou com dezenas de inscritos. Além das aulas regulares, os estudantes têm a oportunidade de assistir palestras e filmes sobre Karate-Dō e cultura japonesa, além de meditação, atividades que aumentam a afinidade dos alunos com a prática. O projeto acontece nos sábados de manhã, das 10h às 11h30 (exceto em dias de evento e feriados). As inscrições para 2014 já estão abertas na página do projeto.
Você pode ver mais em www.wadoryukarate.com.br ou www.ufrgs.br/karate.
___________________________________________________________________________
Professor de Karate-Do pela Wado-ryu Renmei do Brasil
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
.
Mestrando em Gerontologia Biomédica - PUCRS
Bacharel em Educação Física - UFRGS
.
___________________________________________________________________________
© 2013 Brandel Lopes Filho | Todos os Direitos Reservados | Lei nº 9.610 de 1998
0 comentários: