6 DICAS PARA SER UM KARATEKA FELIZ





Confira dicas para se tornar ainda mais feliz no Karate.

Olá, Karate Nerd!

Muitas vezes treinamos tanto, nos dedicamos a um objetivo específico, que esquecemos aquilo que é essencial na prática do Karate-dō: felicidade. Sim, você deve ser feliz com aquilo que faz (isso vale para a vida, na verdade). Por isso, reunimos hoje seis dicas para você ser um karateka ainda mais feliz. Separe um chazinho e comece a leitura.



1) SEJA VOCÊ MESMO

O primeiro passo para ser um karateka feliz é ser você mesmo, acima de tudo. Nunca esqueça de sua essência, seus valores, suas qualidades, seus desejos e vontades. É claro que pode fazer concessões, pois isso demonstra que você escuta e reflete sobre os elogios e críticas, mas não se transforme em outra pessoa por causa de comentários externos, por exemplo. Pense sobre seus limites, avalie se estão corretos e até que ponto você está disposta a mudar.
Esse exercício de autoconhecimento é essencial para sua prática de Karate-dō e ajuda a evitar que deixe de lado o que acredita em função dos outros.



2) ENDUREÇA, MAS NÃO PERCA A TERNURA

Ser posicionado e forte não significa ser um karateka sem coração. É comum em diversas artes marciais encontrar pessoas que acreditam que a agressividade e violência valem mais do que a serenidade, mas isso possui um custo. Até mesmo alguns professores se aproveitam de sua condição hierárquica para abusar dos seus estudantes e isso é errado. Aplique o bom senso em suas atividades, lembrando dos ensinamentos de Funakoshi ao comentar sobre o karateka: 
“seu sorriso pode conquistar até o coração das crianças; sua ira pode fazer um tigre encolher-se de medo.”



3) DESENCANE DA OPINIÃO DOS OUTROS

Não gaste muito tempo e energia se preocupando com o que os outros vão achar de suas atitudes e técnicas. Isso é uma boa receita para derrubar sua autoestima. É impossível agradar a todos o tempo inteiro e apenas seu sensei deve criticá-lo tão enfaticamente, apontando os aspectos que pode melhorar. A opinião dos amigos, claro, é muito importante, mas o principal é que você esteja alinhado com seus objetivos e continue se esforçando. O único que deve reparar nos alunos o tempo todo é o sensei. Se seu colega faz isso, sua atenção não está focada e não está treinando direito.
A máxima que governa essa situação (sem extremos, claro) é: cada um cuida de si e o sensei cuida de todos.



4) ACEITE ELOGIOS

Receber um elogio, seja quanto a sua postura ou técnica em um Dōjō, é um indicativo de sua dedicação e progresso. Aceite esse reconhecimento, pois é uma conquista sua. Duvidar disso e pensar que talvez não o mereça é um deserviço aos seus objetivos enquanto karateka. Se você aceita as críticas do professor, aceite seus elogios, também. Não subestime o próprio êxito e, muito menos, a capacidade de julgamento da pessoa que reconheceu seu esforço.
Se você não admirar seus feitos, os outros terão dificuldades, também, de reconhecer essas qualidades em você.



5) TENHA DÚVIDAS

Quando seu sensei perguntar se alguém possui dúvidas, levante a mão. Você, provavelmente, tem alguma questão que gostaria de ver respondida, assim como os outros colegas. Use esse momento para descobrir coisas novas e redescobrir antigas. Além disso, nada dá mais prazer ao seu professor do que ver o interesse dos alunos e poder ajudar em seu caminho na arte das mãos vazias.
E lembre-se sempre: não é vergonha nenhuma ter dúvidas! Isso é sinal de interesse e dedicação.



6) SORRIA MAIS

O verdadeiro karateka é aquele que inspira simpatia e ilumina o lugar onde está (sério). Por isso, levante a cabeça e sorria, pois esse é um ato contagiante e que estimula o melhor em nós e nos que nos cercam.
Sendo assim, abra este belo sorriso e contagie a todos. Só não vá atrapalhar a aula contando piadas fora de hora.
................................................................................................................................................

É isso, Karate Nerd. Seja feliz com sua prática e nunca perca esse eterno sorriso.


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]

Editor do site e professor de Karate-dō,
Está sempre sorrindo sem saber porquê.
____________________________________________________________

0 comentários: