PRATICAR MEDITAÇÃO TRAZ BENEFÍCIOS À SAÚDE

A meditação já faz parte da vida de quem pratica Karate, seja nos breves momentos inciais da aula ou em suas casas. Um recente estudo de pesquisadores do Massachusetts General Hospital, nos EUA, encontrou evidências de que a meditação afeta nossos corpos, alterando a expressão de genes envolvidos em vários processos benéficos à saúde.

A pesquisa revela que os resultados podem aparecer em minutos, sendo que uma única sessão altera a expressão de genes envolvidos com a inflamação, metabolismo energético e a secreção de insulina. Os pesquisadores indicam que esse pode ser o principal mecanismo para explicar os efeitos benéficos relatados após meditação, ioga e oração. Os resultados foram publicados no periódico científico PLoS One.

Os resultados mostraram que os genes reforçados pela meditação têm três principais efeitos benéficos:
- Melhorar a eficiência das mitocôndrias
- Aumentar a produção de insulina
- Evitar o esgotamento dos telômeros, que ajudam a manter estável o DNA, evitando que as células se desgastem, retardando o envelhecimento.

Os genes que se tornaram menos ativos foram os responsáveis por desencadear inflamação crônica. Isso pode levar a doenças como a hipertensão arterial, doenças cardíacas, doença inflamatória intestinal e alguns cânceres. Confira abaixo os processos do estudo.

...................................................................

Foram analisados os perfis genéticos de 26 voluntários, nenhum dos quais meditava regularmente, antes de ensinar-lhes uma rotina de relaxamento com duração de 10 a 20 minutos para ser realizada durante 8 semanas. Antes de iniciar o treinamento, os participantes passaram por uma sessão de controle. Amostras de sangue foram coletadas antes e imediatamente depois de eles ouvirem um CD de educação em saúde de 20 minutos e novamente 15 minutos mais tarde.

Depois de completar o treinamento, um conjunto semelhante de amostras de sangue foi retirado antes e depois de os participantes ouvirem 20 minutos de um CD usado para obter a resposta de relaxamento como parte da prática diária. Para posterior comparação um conjunto semelhante de amostras de sangue foi tirado de um grupo de 25 indivíduos com 4 a 25 anos de experiência em meditação.

As amostras de sangue de todos os participantes foram analisadas para determinar a expressão de mais de 22 mil genes em diferentes momentos. Após oito semanas de meditação diária, o perfil genético dos voluntários foi analisado novamente.


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Pratica meditação há 8 anos e nunca mais ficou gripado.
____________________________________________________________
FONTE: Agência Brasil / Foto: http://wp.clicrbs.com.br/

Um comentário:

  1. gente voceis estao falando o que siguinifica meditar e nao falam por que tem que meditar depois e antes do treino

    ResponderExcluir