CURIOSIDADES SOBRE KARATE KID




Tudo o que você não sabia sobre o filme.   

Olá, Karate Nerd!

Hoje vamos comentar sobre algumas curiosidades que envolvem a franquia de Karate de maior sucesso no ocidente, Karate Kid. Você pode conhecer algumas, mas certamente muitos pontos abordados aqui serão novidades. Confira abaixo.
Igual ao Daniel-san, não é?

PERSONAGEM DOS QUADRINHOS
O nome “Karate Kid” é marca registrada da DC Comics, editora do Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Lanterna Verde. Karate Kid é um personagem criado em 1966 por Jim Shooter, cujo alter-ego é Val Armorr, membro da Legião dos Super-Heróis. Sua primeira aparição foi na revista Adventure Comics 346 (julho de 1966) e, dez anos depois, ganhou um título próprio, que durou 15 edições (de maio de 1976 a julho de 1978).


INDICAÇÃO AO OSCAR
O primeiro filme recebeu uma indicação ao Oscar e uma ao Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante para Pat Morita (o Sr. Miyagi). O longa venceu o Young Artist Awards nas categorias 'Melhor Filme para Família – Drama', 'Melhor Atriz Coadjuvante Jovem' (Elizabeth Shue) e 'Melhor Ator Coadjuvante Jovem' (William Zabka). Também aparece na 98ª posição no ranking dos 100 filmes mais inspiradores escolhidos pela AFI (American Film Institute).


MELHOR CANÇÃO
Karate Kid II foi indicado ao Oscar na categoria de 'Melhor Canção Original' para Glory of Love, composição do artista Peter Cetera. Essa canção foi um dos maiores sucessos dos anos 80, sendo sempre tocada em bailes e formaturas.


FRAMBOESA DE OURO
O terceiro filme recebeu cinco indicações ao Framboesa de Ouro, prêmio inverso do Oscar, que elege os piores filmes do ano, As categorias foram 'Pior Filme', 'Pior Diretor', 'Pior Ator' (Ralph Macchio), 'Pior Ator Coadjuvante' (Pat Morita) e 'Pior Roteiro'.

NORRIS-KAI
O papel de John Kreese, o treinador da Cobra-kai vivido por Martin Kove, foi oferecido primeiramente a (música de suspense) Chuck Norris, que recusou por não querer que seu Karate fosse representado de forma negativa. Ainda assim, Norris ajudou os produtores do filme a selecionar lutadores reais para o elenco.


FILMAGEM RÁPIDA
As filmagens do primeiro filme duraram apenas 42 dias, tempo considerado muito curto para uma boa produção. Isso foi um ponto positivo para o longa, que teve críticas positivas devido a essa característica.


OS LANÇAMENTOS
De forma totalmente acidental, os três filmes principais da série estrearam entre os dias 20 e 30 de Junho (verão americano). A parte 1 foi lançada em 22 de junho de 1984, a parte 2 em 20 de junho de 1986 e a parte 3, em 30 de Junho de 1989. O quarto filme, que tentou fazer um reinício à franquia, estreou em 9 de setembro de 1994, mas iniciou sua produção em 26 de junho de 1993.


BRASÍLIA AMARELA
O carro que o Sr. Miyagi presenteia Daniel-san em seu aniversário, no primeiro Karate Kid, é um Chevrolet 1950 conversível. O carro foi pintado de amarelo especialmente para o filme (porquê????).

O HERDEIRO
O primeiro filho de Ralph Macchio, artista principal da série, foi batizado como Daniel, em homenagem ao seu personagem mais famoso.


IMORTAL
Ralph Macchio é quatro anos mais velho do que William Zabka, que interpretou o vilão adolescente Johnny Lawrence. A juventude eterna de Macchio, que possui mais de 50 anos, surpreende os fãs até hoje.

ENGANANDO TODOS
Na cena em que Miyagi treina a técnica da garça (Tobi Geri) no tronco da praia, não era Pat Morita quem estava lá, mas Pat E. Johnson, lutador marcial que treinou toda equipe nas coreografias de luta. O artista marcial também aparece em uma ponta no mesmo filme, interpretando o juiz do torneio final.

CENA NA CONTINUAÇÃO
O início do segundo filme, que mostra Daniel-san nos vestiários e segue para uma cena no estacionamento do ginásio, era para ser o final do primeiro. Os produtores acharam melhor guardar a cena para uma eventual continuação. Se eles acertaram ou não, fica para os fãs decidirem.


BOMBA!
O primeiro nome do Sr. Miyagi é Kesuke.

O DESENHO ANIMADO
Em uma tentativa de manter o sucesso após o encerramento da série no cinema, a emissora de televisão NBC lançou um desenho animado em 1989. Daniel-san e Sr. Miyagi viajam pelo mundo em busca de uma relíquia milagrosa que foi roubada de Okinawa. Apesar de contar com muita magia e aventura, o desenho não conseguiu passar da primeira temporada, durando apenas 13 episódios.


HOMEM DA LEI
Em 1987, Pat Morita estrelou uma série chamada 'Ohara', que no Brasil foi rebatizada de 'Karate Kid Ohara'. O programa foi transmitido pelo SBT nos anos 90 e contava a história de um detetive que sempre tinha de usar as artes marciais para apanhar os criminosos. A série foi cancelada em meio à segunda temporada.

O REEBOT
Na festa de estréia do reebot de Karate Kid, em 2010, produzido por Will Smith, Ralph Macchio esteve presente e fotografou juntamente com Jaden Smith e Jackie Chan. O ator deveria ter uma participação no novo filme, mas recusou a oferta com uma piada: “Ninguém vai querer ver um Daniel Larusso com 40 anos”. O ator, na verdade, já tinha quase 50.


Conhece mais alguma curiosidade sobre a franquia? Mande para o Karate Nerd, pois sempre é tempo de falar de filmes que marcaram gerações e fomentaram o ensino das artes marciais no ocidente. Aproveite e confira as outras matérias sobre Karate Kid aqui e aqui.



Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Se o filme tivesse Chuck Norris, ele seria o Karate Kid..
____________________________________________________________

2 comentários:

  1. Eu queria muito ter visto uma participação do Ralph Macchio no novo "karate kid".

    ResponderExcluir