INKAN – AQUELE CARIMBO NO SEU CERTIFICADO DE DAN


Conheça a assinatura pessoal japonesa feita na forma de carimbo.

Olá, KARATE NERD!

A assinatura pessoal, feita de punho, é algo muito particular e intransferível, uma parte de quem somos na sociedade ocidental. Bom, esqueça tudo isso, pois no Japão o que vale é o Inkan!


O QUE É UM INKAN?




O Inkan [印鑑] ou Hanko [判子] é um carimbo pessoal (ou de uma empresa) com o nome ou sobrenome (esse o mais comum), utilizado no Japão. Tem o mesmo valor da assinatura pessoal no ocidente e é utilizado em grande parte dos procedimentos do cotidiano: abertura de contas bancárias, envio e recebimento de correspondências, assinatura de documentos e contratos, entre outros. São confeccionados em pedra, madeira ou plástico e possuem formatos diversos, sendo mais comum o uso de formato redondo ou quadrado. O nome é escrito em kanji, de maneira única e personalizada.

Sua origem conhecida remonta ao século XI a.C (sim, faz muito tempo), na China. Nessa época os inkan eram normalmente confeccionados em cobre esculpido e em diversos tamanhos, sem padrão específico. Cerca de 600 anos depois, podia-se encontrar modelos feitos de prata, marfim e pedra. Acredita-se, ainda, que os primeiros inkan tenham surgido há mais de 5.000 anos, na região da Mesopotâmia.



Alguns dos tipos de formas e caracteres aceitos na confecção de inkan.

Esses símbolos eram usados para cartas e documentos entre os senhores feudais e assuntos de transações comerciais. Inclusive, há indícios de que os inkan tenham originado os selos reais da idade média, gravados em cera para lacrar correspondências e documentos oficiais. No Japão, a primeira evidência do uso de um inkan data do ano 57 d.C.: foi descoberto em fevereiro de 1784, na província de Fukuoka, o inkan de ouro, considerado o mais antigo do país. Pertencia ao imperador e é gravado com as palavras Kan Wa Na Kokuou [漢委奴國王].


Para uso pessoal, há quatro tipos de selos. Em ordem formal/oficial da maior para menor, eles são Jitsuin, Ginkōin, Mitomein e Gagōin.

Jitsuin [実印]: é o carimbo que se registra oficialmente como assinatura na Prefeitura. É o mais importante, pois é utilizado em todas as transações que exigem documentos oficiais. Os materiais de composição variam entre madeira, pedras, marfim e até ouro ou titânio. Sua confecção pode ser através de maquinários ou artesanalmente, desde que sejam únicos.

Ginkōin [銀行印]: é o carimbo utilizado nas transações bancárias, como abertura de contas, sendo indispensável para tal fim. Estrangeiros também precisam de um para a abertura de contas, podendo ter o nome gravado em katakana, por exemplo.

Mitomein [認印]: é o carimbo utilizado no cotidiano, menos formal, normalmente feito de plástico. Pode ser utilizado para recebimento de encomendas, por exemplo. Normalmente não é personalizado, sendo que os nomes mais comuns são encontrados prontos em papelarias.

Gagōin [雅号印]: é o carimbo usado por artistas para decorar e assinar os seus trabalhos. Essa prática é antiga e as assinaturas são, frequentemente, pseudônimos ou apelidos. É o mais livre de regras, podendo ter qualquer tamanho, desígnio ou forma. Pode ser feito de qualquer material, sendo comum o uso de pedra-sabão.


INKAN E KARATE-DŌ

Quando estudamos história do Karate-dō, normalmente encontramos o uso de inkan em documentos oficiais e/ou antigos. O próprio mestre Gichin Funakoshi utilizava um inkan próprio na assinatura de seus poemas, com o escrito Shōtō, seu próprio pseudônimo.


Você também encontra o uso de inkan nos documentos oficiais das federações do Japão e nos próprios certificados de Dan, quando emitidos na Terra do Sol Nascente. Há, inclusive, algumas escolas e instituições brasileiras que fazem uso de inkan.

Com o avanço constante da tecnologia, fraudar um inkan está cada vez mais fácil, fazendo com que esse sistema, aos poucos, comece a ser adaptado aos novos tempos. É cada vez mais comum o uso do carimbo junto de uma assinatura manuscrita, que comprove a autenticidade.

E você, karate nerd, ficou com vontade de ter o seu? Há alguns artistas brasileiros que podem confeccionar um para você, basta saber procurar.

OSU!!!


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Que já tem seu próprio inkan e não teve muitas oportunidades de usá-lo.
____________________________________________________________

REFERÊNCIAS
http://www.hankoya.com/untiku/rekisi.html
http://ja.wikipedia.org/wiki/%E5%8D%B0%E7%AB%A0
http://www.abc-hanko.jp/history/
http://www.rakuten.ne.jp/gold/best-hanko/in/reki.html
http://hankotukurou.com/page04.html

0 comentários: