FILMES PARA O FINAL DE SEMANA



Saiba o que assistir sentado no conforto do lar.  


Olá, KARATE NERD!

Faz algum tempo que você não vai ao cinema ou aluga filmes, cansado de ver coisas apelativas e comerciais gravadas em Hollywwod? Foi pensando em você que o Karate Nerd apresenta, hoje, uma pequena lista de filmes orientais sobre Karate-dō, para deixar seu final de semana mais movimentado.

KURO OBI

Também conhecido como Black Belt, foi lançado em 2007 pela Tōey Company e dirigido por Shun’ichi Nagasaki. Sua história se passa em 1932, centrada nos discípulos de um pequeno dōjō de Karate. Seguindo linhas completamente opostas, ambos devem descobrir qual o melhor caminho para honrar a memória de seu mestre, mesmo que precisem se enfrentar. Os dois protagonistas são interpretados por Akihito Yagi (5º Dan de Gōjū-ryū) e Tatsuya Naka (6º Dan de Shōtōkan-ryū).

O filme conta com muitos efeitos práticos e cenas de luta bem executadas. Não há nenhum exagero cinematográfico (saltos quilométricos, chutes impossíveis, etc.), o que confere ainda mais credibilidade ao filme. O contexto histórico também é interessante, passando-se nos anos imediatamente anteriores à Segunda Guerra Mundial, período em que o Japão se expandia.


HIGH KICK GIRL!

Lançado em 2009, conta a história de Kei Tsuchiya, uma estudante de Karate-dō faixa-marrom que quer desesperadamente se tornar faixa-preta. Para que seu desejo se torne realidade, começa a visitar outros dōjō para derrotar seus karateka, até que se depara com os membros da Destroyer, gangue que quer a cabeça de seu mestre.

É dirigido por Fuyuhiko Nishi e também distribuído pela Tōey Company. Estrelado por Rina Takeda, atriz japonesa com 2º Dan no estilo Shōrin-ryū. No elenco também estão vários figurantes e coadjuvantes que trabalharam em Kuro Obi, com destaque para Tatsuya Naka, que interpreta o mestre da garota. O filme sofreu duras críticas, mas possui momentos interessantes, como quando Naka tenta doutrinar sua aluna.


KARATE GIRL

Conta a história de duas irmãs, descendentes de um lendário karateka de Okinawa chamado Shōjirō Kurenai. Ambas são treinadas pelo pai, até o dia em que misteriosos assassinos invadem seu dōjō, sequestram uma das jovens e roubam uma antiga faixa-preta, que estava em sua família há mais de 200 anos. Muito tempo depois, as duas irmãs se reencontram e combatem em lados opostos.

Dirigido por Kimura Yoshikatsu e distribuído pela Tōey Company. Conta, mais uma vez, com a atuação de Rina Takeda no papel principal, co-estrelando ao lado de Haruna Tobimatsu. Tatsuya Naka está de volta, também, interpretando o pai das meninas. Outro filme que sofreu duras críticas e, apesar de possuir excelentes cenas de luta, considerado muito apelativo e com roteiro fraco.


FIGHTER IN THE WIND

Esta é a biografia cinematográfica de Masutatsu Ōyama, criador do estilo Kyokushinkai. Apesar de ser uma releitura fantasiosa da trajetória desse mestre, é um excelente filme, com ótimas cenas de luta (as melhores, em minha opinião) e uma história envolvente. O longa sul-coreano foi filmado em 2004, dirigido por Yang Yun-ho e estrelado por Yang Dong-geun, como Ōyama. Foi distribuído pela Big Blue Film.

Conta a história de Choi Baedal, um jovem coreano que sonha ser piloto de aviões japoneses durante a Segunda Guerra Mundial. Com o fim do conflito, ele e seus compatriotas se encontram desabrigados em solo japonês, sofrendo diversas humilhações e violências. Tudo muda quando Choi encontra um antigo mestre, que lhe apresenta o verdadeiro caminho das artes marciais.


Gostou das sugestões? Corra para sua locadora e pegue todos para colocar seu repertório cinematográfico em dia. Agora, se você já conhece esses filmes e outros mais, deixe nos comentários para que possamos falar deles no futuro.

OSU!!!


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Viajaria para uma montanha para treinar, mas manteria as sobrancelhas.
____________________________________________________________


Um comentário:

  1. Kuro Obi (Faixa Preta) é excelente. Como dito na matéria, lutas bem executadas e muito próximo a realidade, sem os famosos "vôos" e golpes inxecutáveis. Este filme para quem é praticante de karatê é bem estimulante. Assisti e recomendo.

    ResponderExcluir