AS MARAVILHAS DE OKINAWA, TERRA DO KARATE





A Meca que todo o karateka deveria visitar um dia.


Olá, KARATE NERD!

Já imaginou um lugar de clima agradável o ano todo, em meio à natureza, com escolas de Karate-dō em todas as esquinas? Esse lugar existe! Sim, hoje falaremos um pouco da fantástica terra de OKINAWA, berço em que nasceu nossa nobre arte.

HISTÓRIA E GEOGRAFIA



Okinawa é uma província situada no extremo sul do arquipélago japonês, ou, mais precisamente, no Arquipélago de Ryūkyū, cuja capital é Naha. É constituído por mais de 160 ilhas, divididas entre três arquipélagos menores: Miyako, Yaeyama e Okinawa. No entanto, a ilha de Okinawa, localizada na parte central do todo, é a maior e mais importante.

A ilha de Okinawa pode ser dividida em três partes: Nakagami, Shimagiri e Yambaru. A região de Yambaru possui topografia montanhosa, com densas florestas subtropicais e grande diversidade de vida animal e vegetal. As regiões de Nakagami e Shimagiri possuem terreno mais plano, possuindo a maior concentração populacional, pois permite o desenvolvimento da agricultura e criação animal.

Foi fundada em 1429, na época como o Reino de Ryūkyū, por Sho Hashi, um nobre oriundo de um dos clãs de Okinawa, após longos 20 anos de luta com os restantes líderes da ilha. Sho Hashi instaurou o modelo da corte imperial chinesa, dividindo a população em castas. Passando por diversos períodos em que esteve anexado à China e, posteriormente, ao Japão, hoje Okinawa é uma prefeitura da Terra do Sol nascente e uma de suas regiões mais notórias.

A CULTURA DE RYŪKYŪ

A construção da cultura de Okinawa se deu de forma muita rica, recebendo influências da China, Japão e Coréia. Isso se deve a sua localização geográfica, a qual permitiu que fossem estabelecidos acordos comerciais marítimos com essas nações, o que trouxe muitos estrangeiros para suas terras.

Existem diversas manifestações artísticas locais, como artesanato em vasos e cerâmicas, músicas e danças tradicionais (Sanshin, Zo-odri e Eisa), culinária local (com sopas e carnes diversas), além das práticas corporais, na quais incluímos (finalmente) o Karate-dō. Aliás, encontramos representações do Karate-dō em muitos aspectos de sua cultura, incluindo dança e artesanato.

Além disso, diversos pontos turísticos remontam aos aspectos culturais de sua sociedade. Existem ruínas de diversos castelos em excelente estado de preservação, fortificações militares e jardins gigantescos.

O PARAÍSO NA TERRA

O clima de Okinawa é subtropical, oferecendo um eterno verão aos moradores e turistas. Sua temperatura anual média varia de 22º a 16°C, com umidade relativa média de 73% a 88%. Graças ao clima, o arquipélago possui uma rica variedade em fauna e flora. Seu mar abriga mais de três mil tipos de peixes, sendo considerada uma das regiões com maior biodiversidade oceânica no mundo.



Suas exuberantes praias, consideradas verdadeiros paraísos tropicais, atraem milhares de turistas anualmente, provenientes de todas as partes do mundo. Uma de suas mais famosas praias é a de Hoshizuna, cujos grãos de areia possuem o formato de estrelas de três a cinco pontas, algo que sempre é levado como lembrança da viagem.

A HOSPITALIDADE DE OKINAWA

Okinawa também é conhecida como Terra da Cortesia, título recebido pelo antigo imperador chinês. Isso se deve à formidável hospitalidade e calor humano que o povo preserva até hoje em relação aos estrangeiros, comportamento herdado de seus antepassados, comerciantes marítimos. Além disso, o povo exibe uma longevidade digna de nota, com grande parte de sua população vivendo mais de 100 anos. O segredo, afirmam, é uma vida calma e relaxante aliada a uma alimentação frugal e repleta de vegetais.


Ficou com vontade de conhecer Okinawa (que nem eu)? Quem sabe não montamos um pacote turístico, um dia. Uma viagem assim só é comparável a ir para a Disneylândia com o Chapolin Colorado.

OSU!!!


Brandel Filho [ブランデル フィリオ]
Editor do site e professor de Karate-dō,
Poderia passar o resto da vida na praia de Hoshizuna.
____________________________________________________________

Referências
http://www.okinawastory.jp/
http://www.pref.okinawa.jp/
http://okinawa.com/
http://www.okinawa.com.br/


Um comentário: